
Que o menino no presépio vos encha de bondade e felicidade.
Um Santo Natal e um ano de 2009 cheio de boas actividades é o desejo da EA da I secção
Novidades dos nossos Lobitos e da sua Equipa de Animação
Nasceu em Aljustrel, Fátima, a 11 de Junho de 1908. Foi baptizado a 20 de Junho de 1908.
Adoeceu vítima da pneumónica em Dezembro de 1918.
Faleceu em Aljustrel às 22 horas do dia 4 de Abril de 1919.
Foi enterrado no cemitério de Fátima e depois trasladado para a Basílica, em 13
de Março de 1952.
A sua grande preocupação era a de "consolar Nosso Senhor". O espírito de amor e reparação para com Deus ofendido, foram notáveis na sua vida tão curta. Passava horas a "pensar em Deus". Ele foi um contemplativo.
Se quiserem conhecer a homilia do Papa João Paulo II sobre a beatificação de Francisco Marto podem ver directamente no site do Vaticano aqui

Experiência: Como se formam as nuvens?
Material:
Uma Chaleira;
Um litro de água;
Uma forma de alumínio para bolos;
Procedimento:
1- Deita um litro de água na chaleira eléctrica.
2- Pede a um adulto que ligue a chaleira.
3- Quando a água começar a ferver coloca a forma de alumínio junto à saída do vapor que sai da abertura da chaleira (Vê a figura 1).
Figura 1- A forma tem de ser segura por cima do bico da chaleira.
O que observaste?


Luis Inês Nunes Inês Jesus Joana André Gonçalo Leonor | Bruno Tiago Ana Rita Angela Madalena Márcia |
Se tem um filho e idade pré-escolar e quer que ele coma fruta e vegetais, então é melhor praticar o que apregoa para conseguir obter resultados, pois, segundo um estudo que acompanhou mais de 1300 famílias, quando os pais aumentam o consumo de vegetais e frutas, as crianças seguem o mesmo padrão. |
Esta descoberta, relatada na revista “Preventive Medicine”, realça a importância dos modelos parentais para que crianças em idade pré-escolar tenham dietas saudáveis. Também sugere que educar precocemente os pais sobre nutrição pode ajudar a combater o problema da infantil, referem os investigadores.
Metade dos pais envolvidos no estudo foi escolhida para receber em casa instrução sobre nutrição e tácticas para levar as crianças a comerem frutas e vegetais. Em média, estes pais aumentaram o seu consumo próprio destes alimentos, acontecendo o mesmo aos seus filhos.
“Sabemos que os pais têm uma influência tremenda na quantidade de frutos e vegetais que os seus filhos comem”, afirmou a líder da equipa de investigadores, Debra Haire-Joshu, da Saint Louis University School of Public Health, em St. Louis, EUA. “Quando os pais comem mais frutas e vegetais, os seus filhos também. Quando os pais comem e dão aos seus filhos ‘snacks’ saturados de gorduras ou bebidas gaseificadas, as crianças aprendem este padrão de alimentação.
O estudo incluiu 1306 jovens pais de crianças que estiveram envolvidos no programa Parents As Teachers (Pais Como Professores), um programa disponível nos EUA que ensina capacidades parentais através de visitas às casas ou outras actividades. Destes pais, 605 foram escolhidos de forma aleatória para se juntarem ao High 5 for Kids, um programa que se baseia em quatro visitas aos domicílios durante as quais são ensinadas técnicas de nutrição mais saudáveis e métodos para levar as crianças a comerem frutas e vegetais.
Nestes casos, as crianças seguiram os padrões dos pais. Mas houve excepções, nomeadamente as que já tinham peso a mais. “Estas crianças já tinham sido expostas a comidas salgadas e açucaradas e aprenderam a gostar delas. Para evitar que uma criança tenha peso a mais os pais têm de a expor o mais cedo possível a comidas saudáveis e oferecer este tipo de comidas frequentemente”, vincou Haire-Joshu.

