quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

1.º Domingo do Advento

Este sábado, a terminar a jornada semanal, todo o agrupamento se reuniu para assinalar o início do Advento. O Chefe Pedro falou sobre o valor para o 1.º Domingo: perdão.
O primeiro braço da cruz foi decorado pelos Lobitos, e foi acesa uma vela amarela.
No início da Eucaristia, foi também lido este texto:

1.º Domingo - Perdão de Adão

A luz nascente nos chama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diária, da abertura e espera do Senhor que virá.

Depois, e enquanto uma criança da catequese acendia a primeira vela da Coroa, foi lida a oração:

A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!



sexta-feira, 21 de junho de 2013

1 de Junho - dia da Criança

Dia 1 Junho, o dia mais esperado pelos nossos Lobitos chegou! E como todas as crianças merecem eles tiveram a sua surpresa, um dia cheio de brincadeiras e diversões!!!
Encontramo-nos todos às 10h em Porto Brandão, para apanhar o barco até ao Museu da Electricidade, onde nos esperava muitas aventuras…A viagem de barco foi divertida, os Lobitos não tiraram os olhos das janelas, a não ser para a fotografia, ehehehe!!!
Quando finalmente chegamos ao Museu, esperava-nos uma enorme fila. Mas o tempo de espera valeu a pena…Quando entramos no recinto onde haviam várias actividades, muitas foram as personagens dos desenhos animados que passeavam no campo…houve tempo para visitar o Museu, hpuve tempo para se ser Bombeiro, para pintar a cara, para fazer escalada, para saltar nas camas elásticas, para insufláveis, bem foi um dia em cheio!!!
LOBITOS PARA O ANO HÁ MAIS!!!


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Promessas 2013



No dia 14 de Abril de 2013 a nossa Alcateia ficou mais rica. Seis dos nossos nove pata-tenras fizeram a sua Promessa de Lobito. A Equipa de Animação dá desde já os PARABÉNS ao Rafael Pereira, Rafael Rodrigues, Maria Clara, Marta Batista, Catarina Pedroso e Simão Tavares.

Nunca se podem esquecer do que prometeram: “Prometo, da melhor vontade: Ser amigo de Jesus, amando os outros; Respeitar a Lei da Alcateia; Praticar diariamente uma boa acção.”, pois só cumprindo a vossa Promessa serão bons e verdadeiros Lobitos.









segunda-feira, 25 de março de 2013

Actividade Náutica


Foi no passado dia 10 de Março que a nossa Alcateia partiu para o Barreiro para mais uma aventura.
Juntamo-nos todos bem cedinho na sede para participarmos na Eucaristia e depois seguirmos para o Barreiro, onde nos esperava o Agrupamento 1180 dos Escuteiros Marítimos.
Quando chegámos começámos por fazer a formatura. Depois todos fomos misturados uns com os outros e criamos quatro novos bandos, onde haviam Escuteiros terrestres e Escuteiros Marítimos.


De seguida cada um dos bando teve de inventar o seu próprio grito de bando. Depois fomos almoçar e de seguida chegou o momento mais esperado.
Fomos vestirmo-nos e preparar os kayakes para iniciarmos a nossa caça ao tesouro. A caça ao tesouro começou em terre e despois partimos para o mar. Quase todos andámos de Kayake e adorámos! Todos conseguimos acabar o jogo da caça ao tesouro, o prémio foi uma enorme caixa de gomas que dividimos por TODOS, pois o lobito gosta de partilhar

                Mais aventuras nos esperam nos próprios tempos!!!



sábado, 12 de janeiro de 2013

Acampamento de Alcateia - RAC



Nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2012 a Alcateia Beato Francisco Marto do Agrupamento 1320 de Vale Figueira, realizou no Rac, na fonte da telha
o seu primeiro acampamento deste ano escutista.
 A concentração foi à porta do respetivo local. Chegamos todos por volta das 9h30.
 

Quando chegamos a campo começamos o nosso acampamento com um pequeno jogo organizado pela Baguera. Os Lobitos e Pata-Tenras tinham de descobrir a que bandos pertenciam. Fizeram um círculo grande, depois a Baguera deu duas cordas a diferentes elementos. Cada cor simbolizava a cor de um bando. As cordas foram passando entre eles até formarem o seu bando.

De seguida fomos buscar os materiais e levamo-los para o espaço onde iríamos dormir. Depois fomos todos montar as tendas. Foi muito divertido pois havia meninos novos, os panta-tenras que nunca tinham montado uma tenda, nem sabiam como é que aquilo se montava. Então os Lobitos, os seus irmãos mais velhos tiveram-lhes a ensinar como é que se montavam as tendas. Quando se acabou de montar as tendas fomos à procura de lenha para a nossa Flor Vermelha.
 
Como de manhã os Lobitos e os Panta-Tenras ficaram finalmente a conhecer o seu bando, nada mais, nada menos do que ter um pequeno espaço de bandos para elegerem o seu guia. De seguida como já estava perto da hora do almoço, dois voluntários (o Ronaldo e a Catarina) ofereceram-se para ajudar a Baguera a fazer o almoço enquanto o resto da alcateia ajudava o Àquela a apanhar lenha. Um pouco mais tarde fomos almoçar e lavar a louça.
Da parte da tarde a Balú tinha outro jogo preparado, mas para jogarem este jogo o Àquela ensinou e relembrou aos mais esquecidos os sinais de pistas mais importantes que tinham de encontrar.



Depois de terem terminado o jogo de pistas tiveram em espaço de bandos, onde elegeram os outros cargos e onde preparam as peças ou músicas para apresentar na Flor Vermelha.



Depois dos cargos escolhidos, os cozinheiros (Ronaldo e Madalena) foram ajudar a Baguera e a Racxa a preparar a confeção do jantar.


O nosso jantar estava muito bom, peixinho com massa bem quentinho sobe mesmo bem numa noite bastante fria.
De seguida demos inicio à Flor Vermelha, começámos com o habitual “Sobem as Chamas”, fomos cantando músicas enquanto o bando cinzento se preparava para apresentar à alcateia a sua música “Somos Lobitos”, de seguida veio o bando preto apresentar a sua peça de teatro “Amizade”.
Concluímos o nosso Fogo-de-Conselho com a Investidura de Guias (Ângela, do bando cinzento e o David, do bando preto).


Domingo
Depois de uma noite muito, muito fria, e muito bem dormida, nada melhor que acordar, fazer a higiene e preparar para  uma ginástica matinal.
A ginástica matinal foi muito engraçada, pois cada lobito e cada pata-tenra fez o percurso que os militares costumavam de fazer.




Depois da ginástica matinal regressámos a campo para tomar o pequeno-almoço. De seguida os Lobitos e Panta-Tenra reuniram-se em bandos. Mais tarde começamos a confecionar o almoço.
Quando a louça já estava lavada e arrumada, a racxa contou-nos uma pequena história sobre a vida de S. Francisco de Assis (quem foi, o que fez e o que se tornou). Depois foram divididos em pares, cada par ficou com uma parte da vida de S. Francisco de Assis e, em forma de desenho tiveram que explicar uns aos outros que parte é que lhes tinha calhado sem os outros pares saberem. No fim, todos se colocaram por ordem, e contaram novamente a história.

Depois de tudo terminado viemos para campo. Os dois cozinheiros foram ajudar a Baguera, enquanto o Àquela quis ter a certeza que os nossos Lobitos e Panta-Tentas tinham percebido bem a história que a Racxa contou, então fez algumas perguntas.


De seguido fomos almoçar. Quando terminamos todos de almoçar começámos a desmontar campo. Desmontamos as tendas, arrumámos todos o material e preparamo-nos para fazer a avaliação do acampamento (o que mais gostaram, o que menos gostaram e o que aprenderam).


De uma forma geral, o acampamento correu muito bem.