sábado, 12 de janeiro de 2013

Acampamento de Alcateia - RAC



Nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2012 a Alcateia Beato Francisco Marto do Agrupamento 1320 de Vale Figueira, realizou no Rac, na fonte da telha
o seu primeiro acampamento deste ano escutista.
 A concentração foi à porta do respetivo local. Chegamos todos por volta das 9h30.
 

Quando chegamos a campo começamos o nosso acampamento com um pequeno jogo organizado pela Baguera. Os Lobitos e Pata-Tenras tinham de descobrir a que bandos pertenciam. Fizeram um círculo grande, depois a Baguera deu duas cordas a diferentes elementos. Cada cor simbolizava a cor de um bando. As cordas foram passando entre eles até formarem o seu bando.

De seguida fomos buscar os materiais e levamo-los para o espaço onde iríamos dormir. Depois fomos todos montar as tendas. Foi muito divertido pois havia meninos novos, os panta-tenras que nunca tinham montado uma tenda, nem sabiam como é que aquilo se montava. Então os Lobitos, os seus irmãos mais velhos tiveram-lhes a ensinar como é que se montavam as tendas. Quando se acabou de montar as tendas fomos à procura de lenha para a nossa Flor Vermelha.
 
Como de manhã os Lobitos e os Panta-Tenras ficaram finalmente a conhecer o seu bando, nada mais, nada menos do que ter um pequeno espaço de bandos para elegerem o seu guia. De seguida como já estava perto da hora do almoço, dois voluntários (o Ronaldo e a Catarina) ofereceram-se para ajudar a Baguera a fazer o almoço enquanto o resto da alcateia ajudava o Àquela a apanhar lenha. Um pouco mais tarde fomos almoçar e lavar a louça.
Da parte da tarde a Balú tinha outro jogo preparado, mas para jogarem este jogo o Àquela ensinou e relembrou aos mais esquecidos os sinais de pistas mais importantes que tinham de encontrar.



Depois de terem terminado o jogo de pistas tiveram em espaço de bandos, onde elegeram os outros cargos e onde preparam as peças ou músicas para apresentar na Flor Vermelha.



Depois dos cargos escolhidos, os cozinheiros (Ronaldo e Madalena) foram ajudar a Baguera e a Racxa a preparar a confeção do jantar.


O nosso jantar estava muito bom, peixinho com massa bem quentinho sobe mesmo bem numa noite bastante fria.
De seguida demos inicio à Flor Vermelha, começámos com o habitual “Sobem as Chamas”, fomos cantando músicas enquanto o bando cinzento se preparava para apresentar à alcateia a sua música “Somos Lobitos”, de seguida veio o bando preto apresentar a sua peça de teatro “Amizade”.
Concluímos o nosso Fogo-de-Conselho com a Investidura de Guias (Ângela, do bando cinzento e o David, do bando preto).


Domingo
Depois de uma noite muito, muito fria, e muito bem dormida, nada melhor que acordar, fazer a higiene e preparar para  uma ginástica matinal.
A ginástica matinal foi muito engraçada, pois cada lobito e cada pata-tenra fez o percurso que os militares costumavam de fazer.




Depois da ginástica matinal regressámos a campo para tomar o pequeno-almoço. De seguida os Lobitos e Panta-Tenra reuniram-se em bandos. Mais tarde começamos a confecionar o almoço.
Quando a louça já estava lavada e arrumada, a racxa contou-nos uma pequena história sobre a vida de S. Francisco de Assis (quem foi, o que fez e o que se tornou). Depois foram divididos em pares, cada par ficou com uma parte da vida de S. Francisco de Assis e, em forma de desenho tiveram que explicar uns aos outros que parte é que lhes tinha calhado sem os outros pares saberem. No fim, todos se colocaram por ordem, e contaram novamente a história.

Depois de tudo terminado viemos para campo. Os dois cozinheiros foram ajudar a Baguera, enquanto o Àquela quis ter a certeza que os nossos Lobitos e Panta-Tentas tinham percebido bem a história que a Racxa contou, então fez algumas perguntas.


De seguido fomos almoçar. Quando terminamos todos de almoçar começámos a desmontar campo. Desmontamos as tendas, arrumámos todos o material e preparamo-nos para fazer a avaliação do acampamento (o que mais gostaram, o que menos gostaram e o que aprenderam).


De uma forma geral, o acampamento correu muito bem.




Sem comentários: